Mundo

Operação da polícia indiana resgata centenas de crianças escravizadas

As crianças contaram que eram obrigadas a trabalhar 16 horas por dia sem descanso e que, caso não obedecessem, eram ameaçadas com violência ou com falta de comida

Agência France-Presse
postado em 30/01/2015 13:04
Nova Délhi, Índia - A polícia indiana resgatou centenas de crianças escravas, algumas com menos de seis anos, após vários dias de operações em fábricas e oficinas na cidade de Hyderabad (centro), informou um oficial nesta sexta-feira (30/1).

No âmbito de uma grande operação policial contra a escravidão infantil, em uma das últimas inspeções, na noite de sexta-feira, os agentes encontraram 120 crianças, algumas delas doentes, desnutridas e traumatizadas. "Tinham doenças crônicas da pele e estavam desnutridas, traumatizadas e visivelmente agitadas", explicou à AFP V. Satyanarayana, subdelegado para a zona sul de Hyderabad. "Eram mantidas em quartos sujos, sem ventilação e expostas a gases tóxicos".

[SAIBAMAIS]As crianças contaram que eram obrigadas a trabalhar 16 horas por dia sem descanso e que, caso não obedecessem, eram ameaçadas com violência ou com falta de comida, explicou o oficial. Muitas foram levadas de zonas pobres do estado de Bihar no ano passado, depois de serem vendidas por seus pais a traficantes pelo equivalente de 80 a 160 dólares, segundo a polícia.



Outras 220 crianças foram resgatadas na semana passada em uma operação similar no sul da cidade, indicou Satyanarayana. Mais de trinta pessoas, entre traficantes e intermediários, foram presas e acusadas de escravidão infantil, enquanto a polícia se esforça para reunir as crianças com suas famílias. "A campanha contra o trabalho forçado e o tráfico continuará", disse Satyanarayana.

Quatro milhões de crianças indianas trabalham atualmente como empregadas em restaurantes e fábricas, segundo dados do governo indiano publicados no ano passado, embora os ativistas e as ONGs acreditem que os números reais são muito mais altos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação