Mundo

Ex-detento da prisão americana de Guantánamo tenta contato com talibãs

O ex-preso foi um dos cinco homens libertados e enviados ao Catar em troca do sargento americano Bowe Bergdahl

Agência France-Presse
postado em 30/01/2015 19:58
Um ex-detento da prisão americana de Guantánamo, transferido para o Catar em uma troca de prisioneiros de guerra, "tentou se comunicar" com combatentes talibãs - informou o Pentágono nesta sexta-feira.

O ex-preso foi um dos cinco homens libertados e enviados ao Catar em troca do sargento americano Bowe Bergdahl. Esse episódio pode agravar a polêmica decisão de Washington sobre a troca de Bergdahl.

O presidente Barack Obama é criticado pelos congressistas americanos conservadores, que alegavam que a libertação dos extremistas era perigosa e representava uma ameaça para os Estados Unidos.

Segundo a Casa Branca, os cinco homens que foram libertados permanecem no Catar e ainda não viajaram para o Afeganistão para se reunir com os insurgentes.

Bergdahl foi capturado pelos talibãs no Afeganistão em 2009 e libertado em maio de 2014.As circunstâncias de seu desaparecimento levantaram acusações de deserção. O caso de Bergdahl está sendo analisado para decidir se ele será julgado.

Leia mais notícias em Mundo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação