Mundo

Barack Obama e Dalai Lama aparecerão juntos em público

O gesto não deve ser visto com bons olhos pela China

Agência France-Presse
postado em 30/01/2015 20:59
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai aparecer em público com Dalai Lama, em um evento em Washington na próxima semana, informou a Casa Branca nesta sexta-feira. O gesto não deve ser visto com bons olhos pela China.

"O presidente (Obama) falará no ;Café da Manhã da Oração Nacional; sobre a importância de manter a liberdade religiosa", declarou a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Bernadette Meehan, acrescentando que, "este ano, os organizadores também convidaram o líder religioso Dalai Lama".

A Casa Branca afirmou que ambos já se reuniram três vezes. Agora, nenhuma "reunião específica" entre eles foi anunciada. Além disso, houve alguns encontros prévios a portas fechadas, em um gesto pensado para minimizar um possível mal-estar com a China.

Leia mais notícias em Mundo


O 14; Dalai Lama deixou o Tibete, em 1959, depois de uma frustrada revolta contra o controle chinês. Desde então, vive exilado na Índia.Pequim acusa o Dalai Lama de buscar a separação do Tibete do restante da China e de fomentar um levante na região.

Em sua última reunião, em fevereiro de 2014, a Casa Branca insistiu em que Dalai Lama foi recebido "como um líder espiritual e cultural de prestígio internacional", dando a entender que não foi convidado como líder político. Também não foi recebido no Salão Oval, reservado para encontros com chefes de Estado e de governo estrangeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação