Mundo

Ataque da coalizão mata especialista em armas químicas do EI

Ainda segundo o comunicado, sua morte deverá "diminuir a capacidade do EI de, potencialmente, fabricar" armas químicas

Agência France-Presse
postado em 30/01/2015 21:00

Um ataque aéreo realizado pela coalizão liderada pelos Estados Unidos matou um especialista em armas químicas ligado ao grupo Estado Islâmico no Iraque, anunciaram fontes militares americanas em um comunicado publicado nesta sexta-feira.

"Abu Malik era um especialista em armas químicas que trabalhou em uma usina de produção de armas químicas de Saddam Hussein", antes de engrossar as fileiras da rede Al Qaeda, em 2005, e depois, do grupo extremista do Estado Islâmico, indicou o Comando Militar Americano no Oriente Médio (Centcom).

Ainda segundo o comunicado, espera-se que vá "rebaixar e desorganizar a rede terrorista, [bem como] diminuir a capacidade do EI de, potencialmente, fabricar e usar armas químicas contra pessoas inocentes", acrescentou o comunicado.

Não há indícios de que o grupo extremista possua um grande arsenal de armas químicas, mas tem surgido reportes de que os jihadistas utilizaram gás cloro, considerado um "agente asfixiante", embora não tão letal quanto os agentes neurotóxicos.

A coalizão ocidental já realizou mais de 2 mil ataques aéreos contra o grupo EI na Síria e no Iraque desde 8 de agosto, inclusive alguns bombardeios que tiveram como alvo militantes de alto perfil.



Leia mais notícias em Mundo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação