Mundo

França indicia cinco supostos jihadistas detidos nesta semana no país

Quase 3.000 pessoas próximas ao jihadismo estão sendo vigiadas pelos serviços de inteligência após os ataques a Paris

Agência France-Presse
postado em 31/01/2015 09:17
Cinco supostos jihadistas detidos na terça-feira no sul da França dentro de uma investigação sobre uma célula com conexões na Síria foram indiciados e detidos na madrugada de sexta-feira, informou uma fonte judicial.

As cinco pessoas, com idades entre 26 e 44 anos, foram detidas em três pequenas cidades dos departamentos de Gard e de Hérault, e foram indiciadas por "associação de criminosos com o objetivo de preparar atos de terrorismo", segundo a mesma fonte.

[SAIBAMAIS]As autoridades suspeitam que dois suspeitos viajaram à Síria, para áreas controladas pelos jihadistas. Um deles teria passado três meses no país, entre o fim de 2013 e o início de 2014, e o outro teria retornada para a França recentemente.

Leia mais notícias em Mundo

Os outros três, detidos em Lunel (Hérault), são suspeitos de tentar viajar à Síria e de enviar material ao país.

Em Lunel, uma cidade de 26.000 habitantes, 20 jovens com idades entre 18 e 30 anos viajaram para combater na Síria, segundo as autoridades locais. Seis deles morreram no país.

Após os atentados em Paris no início de janeiro, o primeiro-ministro Manuel Valls afirmou que os serviços de inteligência deveriam vigiar quase 3.000 pessoas próximas ao jihadismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação