Mundo

Nigéria tem pelo menos 12 mortos em atentados realizados neste domigo

Duas explosões aconteceram na cidade nigeriana de Gombe

Agência France-Presse
postado em 01/02/2015 17:33

Duas explosões aconteceram na cidade nigeriana de Gombe

Vários atentados foram executados neste domingo nas cidades nigerianas de Gombe e Potiskum, nordeste do país, enquanto os combates continuam entre o grupo islamita Boko Haram e os exércitos de Chade, Nigéria e Camarões em Gamboru e Maiduguri, mais a leste.

Duas explosões aconteceram na cidade nigeriana de Gombe, capital de estado homônimo, matando pelo menos cinco pessoas, segundo testemunhas e fontes militares.

O primeiro ataque ocorreu no mercado de Tsohuwar Kasuwa, e nele morreram duas pessoas, segundo uma testemunha, Muktar Abbani.

Leia mais notícias em Mundo

Pouco depois, um terrorista jogou a moto que dirigia em uma instalação de controle militar na área de Kasuwar Katako, matando um soldado e outras duas pessoas, segundo outra testigo, Musa Badamasi, e uma fonte militar presente no local.

Os atentados não foram reivindicados até o momento, mas a cidade de Gombe já foi alvo de ataques em outras ocasiões. Na última, um outro terrorista se imolou em um mercado, matando cinco personas.

[SAIBAMAIS]O estado de Gombe é vizinho de Borno e Yobe, as duas regiões mais atingidas pela insurreição islamita do Boko Haram, que em cinco anos deixou 13.000 mortos e mais de 1,5 milhão de deslocados.

Em Potiskum, cidade próxima a Gombe, pelo menos sete pessoas morreram em outro atentado suicida, este dirigido contra a residência de um dirigente local.

A pouco mais de 300 quilômetros a nordeste de Gombe, o Boko Haram lançou uma nova ofensiva contra a cidade de Maiduguri ;antigo bastião do grupo armado, onde residem mais de um milhão de pessoas; que o exército nigeriano garante ter afastado.

Os islamitas também atacaram as tropas chadianas em Gamboru, cidade fronteiriça com Camarões. Dois helicópteros das forças camaronesas e chadianas em Fotokol, no outro lado da fronteira, bombardearam islamitas entrincheirado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação