Mundo

Promotores argentinos convocam marcha silenciosa por morte de Nisman

A passeata acontecerá no centro de Buenos Aires, do Congresso à Praça de Maio, onde se encontra a sede do governo

Agência France-Presse
postado em 06/02/2015 15:09
Os promotores da Justiça argentina convocaram uma marcha de silêncio para 18 de fevereiro, quando completa um mês da morte de Alberto Nisman, ocorrida em circunstâncias obscuras dias depois de denuncia a presidente Cristina Kirchner.

O promotor Carlos Stornelli pediu que seus colegas compreendam o significado da morte de Nisman e pediu que todos se unam à passeata. "Essa morte macabra deve mobilizar uma tomada de consciência de que Nisman foi o primeiro caso, mas pode não ser o último", afirmou.

Leia mais notícias em Mundo

"Não é uma marcha contra ninguém", explicou, por sua vez, Guillermo Marijuan, que pediu que os participantes só levem bandeiras da Argentina. A manifestação percorrerá o centro de Buenos Aires, do Congresso até a Praça de Maio, onde se encontra a sede do Governo.

Quatro dias antes de aparecer morto, Nisman acusou Cristina Kirchner, seu chanceler Héctor Timerman e assessores do governo do suposto acobertamento de ex-dirigentes iranianos no caso do atentado antissemita que em 1994 matou 85 pessoas.

O caso divide o país entre quem acha que Nisman foi uma vítima do governo e os que denunciam um complô internacional para desacreditar Kirchner.

Nisman apareceu morto com um tiro na cabeça em seu apartamento em Buenos Aires, 18 do mês passado, quatro dia depois de apresentar uma denúncia acusando a presidenta Kirschner por encobrir culpados do ataque antissemita de 1994, que matou 85 pessoas na capital argentina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação