Mundo

Twitter da Newsweek é invadido por apoiadores do Estado Islâmico

Os tuítes foram excluídos, mas imagens mostram que as mensagens ameaçavam a primeira-dama Michelle Obama

Agência France-Presse
postado em 10/02/2015 17:18
A conta do Twitter da Newsweek foi pirateada nesta terça-feira (10/02) por ;hackers; que publicaram mensagens apoiando o grupo Estado Islâmico. A página mostrava imagens parecidas com as as que foram ;hackeadas; na página da rede social do Comando Central dos EUA no mês passado.

A conta mostrava a foto de uma figura encapuzada com a frase "Cyber Caliphate" ("Ciber Califado") seguida de uma mensagem "Je suis IS" ("Eu sou Estado Islâmico") em resposta ao "Je suis Charlie ("Eu sou Charlie"), lema difundido após o ataque mortal ao semanário francês Charlie Hebdo.

Leia mais notícias em Mundo

A Newsweek, uma publicação que pertence ao grupo IBT Media, disse que a conta foi tomada por cerca de 14 minutos antes de o Twitter devolver o controle para a publicação. "Nós podemos confirmar que a conta do Twitter da Newsweek foi ;hackeada; esta manhã, mas já foi retomado o controle da conta", disse a editora da Newsweek Kira Bindrim em um comunicado.

"Nós pedimos desculpas aos nossos leitores por qualquer coisa ofensiva que pode ter sido mandada pela nossa conta durante o período em que foi hackeada, e nós estamos trabalhando para reforçar a segurança da nossa redação".

Os usuários do Twitter perceberam a anomalia e viram a conta aparecer restaurada em pouco tempo, com uma imagem vazia de "ovo" no lugar da logo habitual. Em janeiro, o site do Comando Central Americano (Centcom), que organiza os ataques da coalizão contra o Estado Islâmico, publicou o que aparentava ser uma lista com telefones dos escritórios do oficiais, sutilmente desatualizada.

Os tuítes não autorizados foram removidos, mas imagens divulgadas pela mídia mostravam mensagens de ameaças contra a primeira-dama americana Michelle Obama e mensagens apoiando a "ciber jihad". Uma outra mensagem dizia: "Enquanto os EUA e seus satélites estão matando nossos irmãos na Síria, no Iraque e no Afeganistão, nós estamos destruindo seu sistema de segurança informático por dentro."

O movimento veio no mesmo dia em que a administração dos EUA anunciou o lançamento de um novo centro de ciber-inteligência que visa integrar as informações sobre ameaças e críticas às redes de computadores.

Outras grandes organizações midiáticas tiveram suas contas em redes sociais ameaçadas, incluindo a BBC, a Associated Presse e a Agence France-Presse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação