Mundo

Alemanha e Itália também fecham suas embaixadas no Iêmen

O país enfrenta crise política desde a semana passada, quando milícia xiita de huthis tomaram a capital e afastaram o governo

Agência France-Presse
postado em 13/02/2015 13:07
Alemanha e Itália anunciaram nesta sexta-feira (13/02) o fechamento temporário de suas embaixadas no Iêmen e a repatriação de seu pessoal devido à crescente violência neste país.

Decisões similares foram tomadas nos últimos dias pela França, Reino Unido e Estados Unidos em relação a suas embaixadas em Sana devido à deterioração da situação na capital iemenita, controlada por milícias xiitas.

Leia mais notícias em Mundo

Na véspera, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, falando ao o Conselho de Segurança pediu que sejam tomadas iniciativas para evitar que o país caia na anarquia. "O Iêmen colapsa diante de nossos olhos", declarou. Ban Ki-moon falou aos 15 membros do Conselho depois de sua visita à Arábia Saudita e aos Emirados Árabes para discutir uma maneira de prevenir uma guerra civil no Iêmen.

O chefe da ONU também pediu que se garanta a liberdade de movimento do presidente Abd Rabbo Mansour Hadi e seu primeiro-ministro depois que a milícia xiita - conhecida como huthis - tomou o poder e os colocou em prisão domiciliar.

O Iêmen, aliado-chave dos Estados Unidos no combate contra a Al-Qaeda, está mergulhado em revoltas desde que os huthis assumiram o controle da capital Sana em setembro e afastaram o governo na semana passada.

Estados Unidos, Reino Unido e França anunciaram o fechamento de suas embaixadas em Sana e começaram a retirar os funcionários diplomáticos em consequência da crise no Iêmen. O governo americano foi o primeiro a anunciar a medida, na terça-feira à noite, devido à "deterioração da segurança" na capital. O Departamento de Estado anunciou que os funcionários diplomáticos foram "levados para fora do país".

Os fechamentos das embaixadas foram anunciados após o fracasso, no início da semana, das negociações mediadas pela ONU para encontrar uma solução à crise. Uma nova reunião promovida pelo enviado da ONU Jamal Benomar aconteceu na terça, enquanto outra era realizada nesta quarta, em Sana.

Os huthis insistem na dissolução do Parlamento. Outros partidos políticos desejam que continuem funcionando, alegando que são a última instituição legítima do Iêmen.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação