Mundo

Austrália aguarda chegada de ciclone devastador nesta sexta-feira

A expectativa é que o ciclone tropical Marcia atinja a costa do estado de Queensland (leste), na sexta-feira pela manhã

Agência France-Presse
postado em 19/02/2015 20:22
Um gigantesco ciclone que se aproxima de regiões densamente povoadas da Austrália pode ter efeitos "calamitosos", disseram nesta quinta-feira as autoridades, que alertaram os moradores que se preparem para enfrentar uma experiência que pode ser "pungente e terrível".

Espera-se que o ciclone tropical Marcia toque a costa do estado de Queensland (leste) na manhã de sexta-feira e cause danos significativos.

Segundo projeções, os ciclone, que tem 70 km de extensão, deveria tocar o continente perto da localidade de Yeppoon, com grandes ondas, chuvas intensas, inundações e rajadas de vento de até 295 km/h.

"Será uma calamidade, sem dúvida", disse o comandante da polícia de Queensland, Ian Stewart, acrescentando que a situação é "crítica".

O Escritório de Meteorologia de Queensland espera que o ciclone cause danos importantes.


"Este é um sistema extremamente perigoso", disse à emissora ABC o chefe de previsões meteorológicas da entidade, Sam Campbell.

Para o especialista, é provável que haja danos significativos em tetos, edifícios, com apagões generalizados e escombros.

A primeira-ministra do estado de Queensland, Anna Palaszczuk, pediu aos moradores que comecem a se preparar.

"Este é um ciclone forte. Quero que todos tomem todas as precauções que puderem", disse.

Segundo a funcionária, o fenômeno afetará com mais intensidade a localidade de Yeppoon e que à medida que for se deslocando pela costa de Capricórnio vai diminuir para a categoria três.

"Nas próximas horas, milhares de moradores de Queensland, vão viver uma experiência pungente e terrível e quero que saibam que estamos com vocês a todo momento", acrescentou a funcionária.

Nas regiões vizinhas a Yeppoon (situada a 1.300 km da capital, Canberra) e as localidades costeiras próximas 16 mil pessoas poderiam ser evacuadas.

Outro forte ciclone, denominado Lam, avança para as localidades aborígenes de Milingimbi e Gapuwiyak, na região do Território do Norte.

Os meteorologias classificaram os dois fenômenos como "muito destrutivos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação