Mundo

EUA: acusado de matar 'Sniper Americano' é condenado à prisão perpétua

O julgamento chamou a atenção de todo o país pela personalidade de Chris Kyle, que recebeu o apelido de "Lenda" e escreveu uma autobiografia de sucesso que inspirou o filme "Sniper Americano"

Agência France-Presse
postado em 25/02/2015 08:26
O ex-fuzileiro naval acusado de matar Chris Kyle, o franco-atirador de elite que inspirou o filme "Sniper Americano", foi declarado culpado e condenado à prisão perpétua, nesta terça-feira, em um julgamento no Texas, sul dos Estados Unidos.

Eddie Ray Routh, de 27 anos, ex-fuzileiro naval

A pena de Eddie Ray Routh, de 27 anos, também condenado pela morte do amigo de Kyle, Chad Littlefield, exclui a possibilidade de liberdade antecipada, de acordo com a leitura do veredito, transmitida ao vivo pela televisão. O promotor Alan Nash havia anunciado antes do julgamento que não pediria a pena de morte.

Os integrantes do júri do tribunal de Stephenville (160 km ao sudoeste de Dallas) rejeitaram as alegações da defesa de que o acusado sofreu um surto psicótico quando matou Kyle, de 38 anos, e Littlefield, de 35, em um rancho para a prática de tiros em Glen Rose, ao sudoeste de Forth Worth (Texas), em 2 de fevereiro de 2013.

Judy Littlefield, mãe de Chad Littlefield, divulgou um comunicado para comentar a decisão do júri. "Esperamos dois anos para Deus fizesse justiça em nome de nosso filho, e Deus demonstrou ser fiel. Estamos muito satisfeitos de ter o veredicto que temos", afirma.

O julgamento chamou a atenção de todo o país pela personalidade de Chris Kyle, que recebeu o apelido de "Lenda" e escreveu uma autobiografia de sucesso que inspirou o filme "Sniper Americano", adaptado para o cinema pelo diretor Clint Eastwood.

O exército americano atribuiu oficialmente a Kyle, herói para alguns e desprezado por outros, as mortes de 160 pessoas em seus quatro turnos de serviço no Iraque, mas ele alegava ter matado 255 pessoas.



O filme tem uma grande bilheteria nos cinemas dos Estados Unidos e recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e melhor ator para Bradley Cooper. Mas o longa-metragem saiu da festa do cinema americano apenas com uma estatueta, a de melhor edição de som.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação