Mundo

Otan acha inaceitável que separatistas ucranianos estendam seu território

A advertência foi feita durante uma conferência de imprensa conjunta realizada com o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi

Agência France-Presse
postado em 26/02/2015 12:51
Roma, Itália - O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, advertiu nesta quinta-feira (26/2) em Roma que considera inaceitável qualquer extensão de seu território por parte dos separatistas ucranianos pró-russos. A advertência foi feita durante uma conferência de imprensa conjunta realizada com o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi.

[SAIBAMAIS]Stoltenberg enfatizou que "importante que todas as partes retirem as armas pesadas do front", como estabelece o acordo de paz assinado em Minsk. "A Rússia transferiu nos últimos meses mais de mil peças de artilharia, sistemas avançados de força antiaérea, tanques. Deve retirar este material e deixar de apoiar os separatistas", afirmou. "A tentativa dos separatistas de expandir seu território seria uma violação clara do acordo de Minsk. Seria inaceitável para a comunidade internacional", afirmou.



O exército ucraniano anunciou que começará nesta quinta-feira a retirar as armas pesadas da linha de frente no leste do país, um passo fundamental na aplicação do plano de paz. "A Ucrânia vai começar hoje (quinta-feira) a retirar os canhões de 100mm da linha de frente", afirma o exército em um comunicado. "Este é o primeiro passo na retirada do armamento pesado", afirma ainda o texto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação