Mundo

Kerry diz que EUA não negociam retirada de Cuba de lista sobre terrorismo

As delegações dos Estados Unidos e Cuba estão reunidas durante todo o dia no Departamento de Estado para alcançar acordos concretos que lhes permitam avançar para a reabertura de suas respectivas embaixadas.

Agência France-Presse
postado em 27/02/2015 15:15
Washington - O governo dos Estados Unidos completará um processo de revisão antes de decidir sobre a exclusão de Cuba da lista de países que patrocinam o terrorismo, mas a questão não faz parte das negociações, declarou o secretário de Estado, John Kerry, nesta sexta-feira.

"As negociações se concentram sobre a retomada das relações diplomáticas. (...) A designação sobre países que patrocinam o terrorismo é um processo a parte, e não faz parte de uma negociação", disse o chefe da diplomacia americana.

[SAIBAMAIS]

As delegações dos Estados Unidos e Cuba iniciaram nesta sexta-feira no Departamento de Estado em Washington a segunda rodada de negociações do processo histórico para restabelecer as relações diplomáticas, e de acordo com Kerry se concentram em "uma espécie de processo técnico".



A avaliação interna para determinar se Cuba permanecerá ou não nessa lista é feita "sob um conjunto muito rigoroso de requisitos exigidos pelo Congresso, e que tem de ser seguido separadamente. E já está sendo acompanhado separadamente", disse Kerry.

"Nada vai ser feito com relação a essa lista até a avaliação ser concluída", acrescentou.Esse processo de avaliação requer "verificar se, nos últimos seis meses, o país em questão não participou de ações de apoio e ajuda a atos de terrorismo internacional", explicou o secretário de Estado.

As negociações bilaterais em curso se referem "a um grupo bastante normal de negociações relativas à circulação de diplomatas, acesso, viagens, diferentes coisas", indicou.

A permanência de Cuba na lista de países que patrocinam o terrorismo ganhou destaque após um diplomata do ministério das Relações Exteriores de Cuba, Gustavo Machin, declarar que "seria uma contradição" restabelecer as relações diplomáticas com a ilha e mantê-la na lista controversa.

As delegações dos Estados Unidos e Cuba estão reunidas durante todo o dia no Departamento de Estado para alcançar acordos concretos que lhes permitam avançar para a reabertura de suas respectivas embaixadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação