Mundo

Pais da ex-esposa do príncipe herdeiro da Tailândia são detidos

Suwadee e sua esposa de 66 anos reconheceram ter utilizado sua influência como pais da então esposa do príncipe, há mais de 10 anos, para que uma vizinha fosse julgada e condenada a 18 anos de prisão

Agência France-Presse
postado em 28/02/2015 10:43
Bangcoc, Tailândia - Os pais da ex-esposa do príncipe herdeiro da Tailândia foram detidos na sexta-feira acusados de lesa majestade, em um novo episódio de perseguição aos parentes da princesa repudiada.

"Pedimos perdão à família real", declarou antes de sua detenção Apiruj Suwadee, de 72 anos, pai da ex-princesa Srirasmi, última esposa do príncipe herdeiro Maha Vajiralongkorn.

Suwadee e sua esposa de 66 anos reconheceram ter utilizado sua influência como pais da então esposa do príncipe, há mais de 10 anos, para que uma vizinha fosse julgada e condenada a 18 anos de prisão.

O crime de lesa majestade pode acarretar uma pena de 15 anos de prisão, devido à severa legislação na Tailândia.

Dias antes, outro membro próximo da família da ex-princesa e ex-chefe do Gabinete Central de Investigações, Pongpat Chayapun, foi condenado a 31 anos de prisão.

Os militares assumiram o poder através de um golpe de Estado em maio de 2014 em nome da defesa da monarquia e converteram o crime de lesa majestade em seu cavalo de batalha, em um contexto de grande incerteza sobre a sucessão do rei Bhumibol Adulyadej, de 87 anos.

Leia mais notícias em Mundo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação