Mundo

Antigo aliado de presidente destituído da Ucrânia se suicida

O corpo de Mijailo Chechetov, de 61 anos, um dos altos funcionários parlamentares do Partidos das Regiões, antiga formação de Yanukovich, foi encontrado no chão em frente a seu edifício

postado em 28/02/2015 14:00
Kiev, Ucrânia - Um antigo aliado do presidente ucraniano destituído Viktor Yanukovich morreu ao se jogar da janela do 17; andar, anunciou neste sábado a polícia.

O corpo de Mijailo Chechetov, de 61 anos, um dos altos funcionários parlamentares do Partidos das Regiões, antiga formação de Yanukovich, foi encontrado no chão em frente a seu edifício, declarou a porta-voz da polícia de Kiev, Yulia Mustach."Sua esposa encontrou uma carta onde escreveu que não tinha mais força mortal para viver", disse Mustach. "Todos os elementos mostram que se trata de um suicídio", agregou.

Suspeito de abuso de poder, Mijailo Chechetov havia sido preso por decisão da justiça em 21 de fevereiro e libertado dois dias depois sob fiança. Algumas horas antes da morte de Chechetov, o procurador-geral da Ucrânia, Viktor Chokine, anunciou na televisão que estava prestes a apresentar novas queixas contra o ex-deputado.

Chechetov foi um dos que promoveu a votação no parlamento em 16 de janeiro de 2014 das chamadas leis "ditatoriais" que limitavam o direito à manifestação e previam penas de prisão para os contestadores, em clara resposta aos protestos da praça Maidan.

A votação contribuiu para a radicalização da contestação, até então pacífica, que culminou em fevereiro de 2014 num banho de sangue no centro de Kiev e na fuga do presidente Viktor Yanukovich para a Rússia.

Leia mais notícias em Mundo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação