Mundo

Acordo de paz para Mali será assinado domingo em Argel

O governo malinês e seis grupos armados assinaram no último 19 de fevereiro uma "declaração" estabelecendo um cessar imediato "de todas as formas de violência"

Agência France-Presse
postado em 28/02/2015 16:29
Argel, Argélia - O governo do Mali e seis grupos armados do norte do país assinarão um acordo de paz neste domingo, em Argel - anunciou neste sábado uma fonte do ministério das Relações Exteriores argelino.

"Sob os auspícios da Argélia" as partes em conflito assinarão "um acordo de paz amanhã (domingo) de manhã", informou a fonte.

O governo malinês e seis grupos armados -- os que mantêm relações com a Al-Qaeda foram excluídos -- assinaram no último 19 de fevereiro, após cinco rodadas de negociações mediadas pela Argélia e da ONU, uma "declaração" estabelecendo um cessar imediato "de todas as formas de violência".

A última sessão de discussões ocorreu em novembro do ano passado e a Argélia apresentou um rascunho do acordo que prevê uma ampla autonomia para o norte do Mali.

Os grupos relacionados à Al-Qaeda ocuparam durante nove meses o norte do Mali até que fossem parcialmente expulsos por uma intervenção militar internacional lançada em 2013 por iniciativa da França.

Mas a região é palco nos últimos meses de um endurecimento dos ataques, em particular de jihadistas, contra as forças malinesas ou estrangeiras, assim como contra civis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação