Mundo

Maduro define visto obrigatório para americanos ingressarem na Venezuela

Segundo ele, trata-se de um mecanismo de controle para impedir interferências dos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 28/02/2015 19:38
Segundo ele, trata-se de um mecanismo de controle para impedir interferências dos Estados Unidos
Caracas, Venezuela -
O presidente venezuelano Nicolás Maduro estabeleceu neste sábado um sistema de visto obrigatório para todo cidadão americano que visite a Venezuela.

Segundo Maduro, trata-se de um mecanismo de controle para impedir interferências dos Estados Unidos. O presidente determinou, ainda, a revisão e a redução do corpo diplomático de Washington em Caracas.

"Para proteger o nosso país (...), decidi implantar um sistema de visto obrigatório para todo americano que ingressar na Venezuela", disse Maduro em um discurso público durante uma manifestação de simpatizantes chavistas.

"Um conjunto de chefes políticos dos Estados Unidos que violaram os direitos humanos bombardeando países como Síria, Iraque e Afeganistão não poderão entrar na Venezuela por (serem considerados) terroristas", afirmou.


Entre eles, citou o ex-presidente George W. Bush, o ex-vice-presidente Dick Cheney e os congressistas republicanos Bob Melendes e Marco Rubio.

Em seu discurso, Maduro também ordenou à chancelaria venezuelana que revise, conforme a convenção de Viena, o número de diplomatas americanos destacados em Caracas.

"Os americanos têm 100 funcionários, nós temos 17 (em Washington). Condições de igualdade entre os Estados", proclamou Maduro diante de uma multidão reunida em torno do palácio presidencial de Miraflores em comemoração aos 26 anos de um levante popular conhecido como "Caracazo."

O presidente também afirmou que toda a reunião realizadas por diplomatas americanos na Venezuela deverá ser conhecida e autorizada previamente pelo governo local.

Maduro explicou que tomou a decisão de exigir visto após a captura de um piloto americano de origem latino-americana no estado de Táchira (oeste da Venezuela), suspeito de espionagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação