Mundo

Príncipe William visita zona devastada por tsunami no Japão

Trata-se do último dia de sua visita ao Japão, que William realiza sem sua esposa, Kate, prestes a dar à luz seu segundo filho

Agência France-Presse
postado em 01/03/2015 09:03
Trata-se do último dia de sua visita ao Japão, que William realiza sem sua esposa, Kate, prestes a dar à luz seu segundo filhoTóquio, Japão - O príncipe William da Inglaterra visitou neste domingo a região do nordeste do Japão devastada pelo terremoto e tsunami de março de 2011, onde vários sobreviventes entregaram tsurus de origami, símbolo japonês de boa sorte.

Trata-se do último dia de sua visita ao Japão, que William realiza sem sua esposa, Kate, prestes a dar à luz seu segundo filho.

O segundo na ordem de sucessão ao trono britânico viajou a Ishinomaki, uma das localidades mais afetadas pelas ondas gigantescas de 11 de março de 2011 que deixaram 19.000 mortos.

O príncipe, de 32 anos, depositou um buquê de flores em um monumento em memória das vítimas, inclinando sua cabeça em direção à zona onde centenas de pessoas viviam antes que suas casas fossem totalmente destruídas.

Várias crianças ofereceram a William tsurus de papel vermelho feitos por sobreviventes do tsunami, que ainda vivem em casas temporárias.



Com um grande sorriso, o príncipe agradeceu as crianças em japonês.

"Quando demos os pássaros, nos disse que seu filho ficaria feliz", explicou uma menina à rede de televisão NHK. "Vou me lembrar deste dia por toda a minha vida", acrescentou.

O pai do pequeno George, que em julho completará dois anos, também visitou um museu dedicado ao tsunami, assim como uma zona comercial temporária construída em Onagawa, a leste de Ishinomaki.

Os núcleos de três reatores da central nuclear de Fukushima se fundiram no desastre. Dezenas de milhares de pessoas não podem voltar as suas casas devido à contaminação, mas as autoridades afirmam que a zona afetada é limitada e que os níveis de radiação são normais em boa parte das regiões do nordeste.

No sábado, o príncipe jantou com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e mais cedo - para deleite dos fotógrafos - William havia vestido a rica indumentária e o elmo de um samurai durante uma visita aos estúdios da rede de televisão japonesa NHK.

Na sexta-feira o príncipe se encontrou com a família imperial japonesa em seu palácio, no coração de Tóquio, em um dia no qual sua mãe, a princesa Diana, foi lembrada.

William representa não apenas a rainha da Inglaterra, que, com 88 anos, delega cada vez mais suas viagens ao exterior, mas também seu pai, o príncipe Charles, cuja última visita ao Japão ocorreu em 2008.

O príncipe viajará neste domingo a Pequim, com a esperança de estreitar as relações com a China.

Seu pai, o príncipe Charles, que mantém uma boa relação com o Dalai Lama, havia classificado em certa ocasião os líderes chineses de "pavorosas estátuas de cera", em um diário particular vazado pela imprensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação