Mundo

Santos diz que Farc nunca estiveram tão comprometidas com paz na Colômbia

Santos alertou que não pode garantir que um acordo seja produzido, mesmo que todos os sinais apontem para esta direção

Agência France-Presse
postado em 01/03/2015 17:30
Madri, Espanha - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse neste domingo ser otimista sobre as negociações mantidas entre seu governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Nunca tínhamos visto as Farc tão comprometidas com o processo", disse o presidente em entrevista publicada pelo jornal espanhol El País neste domingo, primeiro dia de sua visita oficial à Espanha.

Santos alertou que não pode garantir que um acordo seja produzido, mesmo que todos os sinais apontem para esta direção.

Os diálogos de paz entre o governo da Colômbia e as Farc, iniciados em 2012 em Cuba, tentam colocar um fim a um conflito armado que se estende desde 1964 - matando mais de 200.000 pessoas, e 5,3 milhões de deslocados.

Leia mais notícias em Mundo


"Vamos até o fim do conflito, mas ainda falta o mais difícil, e os processos se rompem nos pontos mais difíceis", afirmou. Santos disse na entrevista que a questão da justiça é "o ponto mais difícil" das negociações.

"Para isso, eu uso uma frase que descreve com bastante precisão o que estamos buscando: queremos alcançar o máximo de justiça que a paz nos permita", explicou o presidente.

Em outra entrevista, publicada pelo jornal El Mundo, Santos disse que graças ao apoio da comunidade internacional, pela primeira vez é possível vislumbrar uma "oportunidade real e próxima" para o fim do conflito. "Não podemos cantar vitória enquanto o acordo final não for assinado, mas é verdade que este processo avançou mais do que qualquer outro", alertou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação