Mundo

Salvadorenhos têm eleições calmas para o Congresso

A votação ocorreu em 1.595 colégios eleitorais, que receberam 4,9 milhões de salvadorenhos convocados a escolher os 84 membros do Congresso

Agência France-Presse
postado em 01/03/2015 19:48
San Salvador, El Salvador - As eleições em El Salvador transcorreram com calma neste domingo para renovar as prefeituras e o Congresso. As pesquisas anteciparam que nenhum partido terá a maioria no Legislativo, o que deve levar o presidente Salvador Sánchez Cerén a buscar alianças.

A votação ocorreu em 1.595 colégios eleitorais, que receberam 4,9 milhões de salvadorenhos convocados a escolher os 84 membros do Congresso, 20 deputados do Parlamento Centro-americano (Parlacen) e 262 prefeitos.

Sánchez Cerén garantiu que aos cidadãos a lisura do processo eleitoral e disse que "não há espaço para fraude". A última pesquisa da Universidad Tecnológica indicou a liderança nas intenções de voto do governista Frente Farabundo Martí para la Liberación Nacional (FMLN, de esquerda), com 32%, seguido pelo partido de direita Alianza Republicana Nacionalista (Arena) com 27%, na eleição legislativa.

Na eleição municipal, o FMLN também aparece na liderança, com 32% e a ARENA com 25,6%.Na última legislatura, Sánchez Cerén enfrentou forte oposição da Arena (que tem 28 deputados contra 31 do FMLN), e para aprovar os projetos que precisam de maioria simples se uniu a partidos minoritários de direita.

Leia mais notícias em Mundo


Segundo as pesquisas, a correlação de forças do Congresso será mantida, já que FMLN e Arena não devem conseguir os 43 votos da maioria simples.

O novo Congresso decidirá sobre ambiciosos projetos de Sánchez Cerén para frear a violência, que gera 11 homicídios por dia e é o tema prioritário para Sánchez Cerén.

A economia e os problemas sociais também preocupam em um país em que 30% de seus 6,3 milhões de habitantes vive na pobreza e em que o déficit comercial supera os 5,24 bilhões de dólares, segundo dados oficiais.

As eleições, que contam com a confiança da OEA e da ONU, serão encerradas às 17hdo horário local (23h GMT ou 20H00 horário de Brasília).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação