Mundo

Ministro defende reestruturação inteligente da dívida da Grécia

Yanis Varoufakis, ministro grego das Finanças, defendeu a reestruturação "inteligente" da dívida da Grécia, mas admitiu que uma redução seria inaceitável para os credores.

Agência France-Presse
postado em 02/03/2015 11:06
Frankfurt am Main, Alemanha - O ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, defendeu a reestruturação "inteligente" da dívida da Grécia, mas admitiu que uma redução seria inaceitável para os credores.

"Uma redução (da dívida) é um palavrão. Eu aprendi isto. Assim como nós não queremos falar a palavra ;troika;, nossos credores não querem ouvir a palavra redução. É algo que compreendo", declarou Varoufakis ao jornal alemão Handelsblatt.


"Há soluções mais inteligentes", completou, ao propor "reconverter parte dos créditos recebidos do fundo de resgate europeu em títulos, cujo pagamento estaria indexado ao crescimento de nosso Produto Interno Bruto", propõe Varoufakis.

Os sócios europeus da Grécia aceitaram na semana passada prorrogar por quatro meses, até junho, o programa de ajuda ao país, em troca de uma série de reformas por parte do governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras. Um novo acordo deve ser assinado com Atenas até junho.

"Não quero que o Estado (grego) continue se endividando. O novo acordo que queremos negociar antes de junho deve consistir em um pacto de crescimento, que se apoiaria em investimentos do setor privado", completa o ministro grego.

"Se voltarmos a crescer e uma parte da dívida for reestruturada de maneira inteligente, sem alterar seu valor nominal, o problema da dívida pode ser resolvido", disse o ministro.

A dívida grega se aproxima de 315 bilhões de euros, 175% do PIB do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação