Mundo

Cuba negociará com "espírito construtivo" com EUA, diz chanceler

Representante cubano afirma colaborativismo nas negociações entre o país e os Estados Unidos.

postado em 02/03/2015 19:10
Genebra - Cuba participará com "espírito construtivo" das negociações com os Estados Unidos, apesar das "profundas diferenças" entre os dois países, garantiu o ministro cubano das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, na plenária do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, nesta segunda-feira.

"A parte cubana contribuirá com espírito construtivo, apegada às suas convicções, disposta à cooperação internacional, e será respeitosa e transparente na expressão de suas sérias preocupações com o que acontece em matéria de direitos humanos nos Estados Unidos", declarou o ministro em seu discurso.

Rodríguez lembrou as "profundas diferenças" entre os governos cubano e americano "no âmbito dos sistemas políticos, da democracia, dos direitos humanos e do Direito Internacional".

Leia mais notícias em Mundo

Ele também denunciou o embargo que pesa sobre a ilha desde 1962.

"Cuba considera que o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto é uma violação flagrante, maciça e sistemática dos direitos humanos de todos os cubanos", afirmou.

"Assim [Cuba] continuará abordando [o tema], enquanto existir, neste Conselho e na Assembleia Geral da ONU", completou.

No fim de semana, Estados Unidos e Cuba fizeram uma segunda rodada de negociações de alto nível. Representantes de ambos os lados apontaram "avanços", mas nenhum anúncio concreto foi feito.

Foi frustrada a expectativa de que seria anunciado, nessa rodada, um calendário para a reabertura das respectivas embaixadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação