Mundo

Situação na Ucrânia continua difícil e tensa, afirma o ministro

Apesar do cessar-fogo e ainda existem muitos incidentes provocados pelos separatistas pró-Rússia no leste do país, declarou nesta terça-feira (3/3) em Tóquio o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Pavlo Klimkin.

Agência France-Presse
postado em 03/03/2015 08:32

Tóquio, Japão - A situação na Ucrânia é muito difícil e tensa, apesar do cessar-fogo e ainda existem muitos incidentes provocados pelos separatistas pró-Rússia no leste do país, declarou nesta terça-feira (3/3) em Tóquio o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Pavlo Klimkin. "Continua existindo um problema de falta de confiança nas relações entre Ucrânia e Rússia", afirmou o ministro.

[SAIBAMAIS]"Não podemos realmente contar com os acordos entre os russos e nós", insistiu Klimkin. Kiev denuncia, ao lado dos países ocidentais, o envolvimento de Moscou no conflito, mas o governo russo nega as acusações. "E é justamente por isto que precisamos da posição constante do conjunto da comunidade internacional para defender a paz na Ucrânia, e igualmente a soberania e a integridade territorial ucranianas", disse Klimkin no Japão, onde terá uma reunião com o primeiro-ministro Shinzo Abe.

As forças de Kiev e os insurgentes pró-Rússia mantêm, em termos gerais, um cessar-fogo que entrou em 15 de fevereiro com a esperança de acabar com um conflito que provocou mais de 6 mil mortos, segundo a ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação