Mundo

Grécia promete enviar plano para desbloquear ajuda da União Europeia

Entre as reformas, estão medidas contra a pobreza, um projeto de lei para regularizar as dívidas de contribuintes ao Estado, os Fundos de Previdência, a reforma fiscal e a criação de um novo corpo de inspetores da Receita

Agência France-Presse
postado em 03/03/2015 21:25
A Grécia enviará para Bruxelas, na próxima semana, o plano de reformas exigido por seus credores internacionais para desbloquear os fundos de que o país necessita - declarou o ministro grego das Finanças, Yanis Varufakis, nesta terça-feira.

Em 9 de março, "vou apresentar um conjunto de seis propostas e vou discutir com nossos sócios as medidas que podem ser implantadas imediatamente", disse Varufakis à rede Star TV.

Entre as reformas, estão medidas contra a pobreza, um projeto de lei para regularizar as dívidas de contribuintes ao Estado, os Fundos de Previdência, a reforma fiscal e a criação de um novo corpo de inspetores da Receita, relatou uma fonte do governo.

Após duras negociações, os sócios europeus da Grécia concordaram em estender por quatro meses os programas de ajuda para Atenas, mas os recursos - cerca de 7 bilhões de euros - não devem ser entregues antes de abril. Nesse mês, serão avaliadas as reformas prometidas pelo governo de Alexis Tsipras.

Desde 2010, Atenas recebeu 240 bilhões de euros, entregues na forma de dois resgates financeiros.

Atenas tem um pagamento de 1,5 bilhão de euros a fazer ao Fundo Monetário Internacional (FMI) agora em março, e outros 6,7 bilhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE) até o verão (hemisfério norte).

Varufakis garantiu que a Grécia está em condições de cumprir os pagamentos de março.

"Março está em ordem. Estamos tentando assegurar os fundos para cobrir todo o período de quatro meses", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação