Mundo

Coreia do Norte considera ataque ao embaixador americano "castigo justo"

Homem que atacou Lippert em Seul, Kim Ki-Jong, contou à polícia que o motivo de sua ação foi a contrariedade com os exercícios militares

Agência France-Presse
postado em 05/03/2015 07:36
Seul, Coreia do Sul - A Coreia do Norte considerou nesta quinta-feira (5/3) o ataque com uma faca contra o embaixador americano em Seul, Mark Lippert, um "castigo justo", pela decisão dos Estados Unidos de seguir adiante com os exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul.



"Castigo justo para os belicistas americanos": este é o título de um breve comunicado da agência de notícias oficial KCNA. A agência afirmou que o ataque a Lippert por um ativista nacionalista reflete a postura da opinião pública sul-coreana, "que é crítica a respeito dos Estados Unidos por provocar uma crise bélica na península coreana por seus exercícios militares conjuntos" com Seul. A KCNA classificou o ataque de "expressão de resistência" válida.

As manobras conjuntas anuais, que sempre são motivo de tensão com a Coreia do Norte, começaram na segunda-feira (2/3) e mobilizam milhares de tropas americanas e sul-coreanas. O homem que atacou Lippert, Kim Ki-Jong, contou à polícia que o motivo de sua ação foi a contrariedade com os exercícios militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação