Mundo

Viúvas pintam as cidades com cores vivas em festividade na Índia

Em Vrindavan vivem cerca de 2.000 viúvas rejeitadas por suas famílias. Tradicionalmente elas permanecem à margem de todas festividades indianas

Agência France-Presse
postado em 05/03/2015 10:16
Viúvas participam de procissão religiosa durante a celebração do

Vrindavan, Índia -
Os habitantes da Índia começaram a pintar suas cidades com cores vivas para as festividades do Holi, em particular em Vrindavan, conhecida como a "cidade das viúvas". Com a chegada da primavera no país, todos celebram o Holi, a festa das cores.



Uma das celebrações mais alegres acontece em Vrindavan, no Estado de Uttar Pradesh (norte), onde vivem cerca de 2.000 viúvas rejeitadas por suas famílias depois da morte de seus maridos.

Tradicionalmente, as viúvas permanecem à margem de todas festividades indianas. Mas, nos últimos três anos, centenas de mulheres vão a Vrindavan para celebrar o Holi com elas. "O melhor destas festas é poder usar roupa diferente que usamos todos os dias. Dançamos, cantamos e brincamos juntos", afirmou Manu Ghosh, 85 anos e viúva há 21 anos, que ajudava na pintura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação