Mundo

Premiê turco lamenta falta de plano para acabar com guerra na Síria

"Escutamos algumas propostas, mas o Conselho de Segurança e a comunidade internacional não têm uma estratégia clara a respeito da crise na Síria", disse o premiê

Agência France-Presse
postado em 05/03/2015 20:40
O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, discursou contra a ONU e as potências mundiais pelos esforços em vão para por fim à guerra na Síria, acusando-os de não ter uma estratégia clara.

"Escutamos algumas propostas, mas o Conselho de Segurança e a comunidade internacional não têm uma estratégia clara a respeito da crise na Síria", disse o premiê depois de se reunir com o secretário-general da ONU, Ban Ki-moon.

A Turquia já recebeu cerca de 2 milhões de refugiados desde o início do conflito, em 2011. "Agora, nosso governo espera que a comunidade internacional faça mais para resolver a crise na Síria, que é a fonte de todos os males", disse Davutoglu.

Perguntado sobre a crítica feita pelo primeiro-ministro turco, o porta-voz da ONU Stephane Dujarric apontou o fracasso do Conselho de Segurança. Dujarric concorda sobre a dificuldade de se chegar a um acordo e adianta que continuará a empreender esforços para conter a violência na Síria.

A Rússia, membro permanente do Conselho de Segurança e aliada ao regime sírio, tem vetado inúmeras resoluções contra sanções ao presidente Bashar al-Assad. No ano passado, uma das medidas incluía a investigação contra o governo da Síria no Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação