Mundo

Opositor ao regime do Tadjiquistão morre baleado em Istambul, na Turquia

Desde 1992 o Tadjiquistão é dirigido por Emomali Rahmon, que em novembro de 2013 iniciou seu quarto mandato após eleições criticadas por falta de transparência

Agência France-Presse
postado em 06/03/2015 08:35
Istambul, Turquia - O opositor tadjique no exílio Omaral Kuvatov, um dos principais adversários do presidente do Tadjiquistão Emomali Rahmon, morreu baleado na quinta-feira (5/3) em uma rua de Istambul, indicaram meios de comunicação turcos.

Segundo a polícia, Kuvatov foi assassinado no distrito de Fatih por um homem que estava sozinho e que conseguiu fugir, indicou o jornal Hurriyet, acrescentando que quando os socorristas chegaram o opositor já havia morrido.

Kuvatov, um empresário especializado em petróleo, era o fundador e dirigente de um dos poucos movimentos de oposição no Tadjiquistão, o chamado Grupo 24, muito ativo nas redes sociais. Este movimento foi classificado no ano passado de organização extremista pelo Tribunal Supremo do Tadjiquistão, que ordenou o bloqueio de seu site. Kuvatov havia se exilado nos Emirados Árabes Unidos e residia há pouco tempo na Turquia com sua esposa e filhos.


Desde 1992, o Tadjiquistão, um dos países mais pobres da Ásia Central, está dirigido por Emomali Rahmon, que em novembro de 2013 iniciou seu quarto mandato após eleições muito criticadas por sua falta de transparência.

Seu partido venceu por maioria as legislativas de domingo com 65% dos votos, mas a principal formação da oposição e vários observadores europeus denunciaram fraudes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação