Mundo

Berlusconi termina de cumprir condenação por fraude fiscal

O multimilionário também tem pendente outro julgamento por corrupção de um senador que, segundo a acusação, pagou três milhões de euros para mudar de grupo político e fazer o governo de centro-esquerda cair

Agência France-Presse
postado em 06/03/2015 13:00

Milão - O ex-chefe de governo italiano e magnata das comunicações Silvio Berlusconi terminou de cumprir nesta sexta-feira sua condenação a um ano por fraude fiscal em um centro de assistência para idosos de Milão, um alívio passageiro, já que ainda tem várias contas pendentes com a justiça.

"Foi uma experiência comovente, o tempo passado com os doentes representou para mim uma pausa de serenidade. Desejo manter este compromisso", afirmou o magnata ao se despedir dos funcionários e pacientes da instituição.



A partir de domingo Berlusconi volta a ser um homem livre e não terá que passar uma parte das sextas-feiras realizando trabalhos sociais com os doentes de Alzheimer do centro de Cesano Boscone, nos arredores de Milão.

Também não terá que pedir permissão para viajar a Roma e nem precisará voltar para casa antes das 23h00."Silvio é grande. Não o trairemos jamais", afirmara ritmicamente um grupo de admiradores que o esperava na saída da instituição.

O tribunal decidiu que Berlusconi poderia encerrar 45 antes do previsto seu serviço por ter desenvolvido sua atividade de voluntário com seriedade.

Apesar disso, os problemas judiciais de Il Cavaliere não terminaram.A partir de terça-feira, a Corte de Cassação deverá se pronunciar a favor ou contra a absolvição em julho de Berlusconi pelo crime de prostituição de menor e abuso de poder, mais conhecido como o "caso Ruby".

A controversa sentença de julho invalidou a condenação em primeira instância a sete anos de prisão e a inabilitação permanente a todo cargo público do ex-primeiro-ministro.

O três vezes primeiro-ministro da Itália, de 78 anos, foi absolvido da acusação de prostituição de menor porque o fato não ocorreu.

Os juízes estimaram que Berlusconi dizia a verdade quando declarava que estava convencido de que a jovem Ruby, uma marroquina exuberante chamada Karima El Mahroug e apelidada de "Ruby rouba-corações", era maior de idade quando participava dos eventos noturnos na mansão do magnata em Milão.

Outra Espada de Dâmocles que pende sobre o Il Cavaliere é o chamado caso "Ruby3", no qual Berlusconi está sendo investigado pela justiça de Milão por ter subornado mais de 20 mulheres para que não depusessem contra ele no julgamento por abuso de poder e prostituição de menor.

Os juízes anunciaram que solicitarão a colaboração das autoridades do México para esclarecer a origem do dinheiro que Ruby teria investido na localidade turística de Playa del Carmen.

O multimilionário também tem pendente outro julgamento por corrupção de um senador que, segundo a acusação, pagou em 2006 três milhões de euros para mudar de grupo político e fazer o governo de centro-esquerda cair.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação