Mundo

Estados Unidos julgam hackers que roubaram 1 bilhão de e-mails

O esquema de fraude levantou pelo menos US$ 2 milhões pelo marketing de vários produtos e serviços, informou o Departamento de Justiça

Agência France-Presse
postado em 06/03/2015 20:24
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou acusações contra dois cidadãos vietnamitas e um canadense, nesta sexta-feira, por sua conexão com um esquema de fraude eletrônica para roubar mais de 1 bilhão de e-mails.

A violação foi a maior desse tipo já registrada nos Estados Unidos e virou tema de investigação do Congresso.

Os vietnamitas Viet Quoc Nguyen, de 28 anos, e Giang Hoang Vu, de 25, foram acusados de hackear pelo menos oito dos principais serviços de e-mail, de fevereiro de 2009 a junho de 2012. Os endereços eletrônicos roubados foram usados para spam e estratégias de marketing.

O esquema de fraude levantou pelo menos US$ 2 milhões pelo marketing de vários produtos e serviços, informou o Departamento de Justiça.

O processo foi iniciado após a detenção do canadense David-Manuel Santos da Silva, de 33 anos, cidadão de Montreal. Ele é acusado de conspiração e lavagem de dinheiro para ajudar Nguyen e Vu.

A polícia prendeu o canadense em fevereiro passado, no aeroporto de Fort Lauderdale, e Vu, em 2012, na Holanda. O vietnamita foi extraditado para os Estados Unidos em março de 2014.

No mês passado, Vu se declarou culpado por conspiração para cometer pirataria online. De acordo com o Departamento de Justiça, sua sentença será anunciada em 21 de abril. Nguyen permanece foragido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação