Mundo

Ex-ministro do Interior de Sarkozy é detido na França

Os investigadores realizaram uma batida na residência de Guéant em 2013 e encontraram informações sobre um pagamento de 500 mil euros que o ex-ministro justificou como sendo resultado da venda de dois quadros do pintor flamengo do século XVII

Agência France-Presse
postado em 06/03/2015 22:26
O ex-ministro do Interior francês Claude Guéant estava detido nesta sexta-feira por envolvimento no caso de financiamento ilícito procedente da Líbia para a campanha à presidência de Nicolas Sarkozy, informaram fontes concordantes.

Os investigadores realizaram uma batida na residência de Guéant em 2013 e encontraram informações sobre um pagamento de 500 mil euros que o ex-ministro justificou como sendo resultado da venda de dois quadros do pintor flamengo do século XVII, Andries van Eertvelt, a um advogado malaio.

As acusações sobre o suposto financiamento procedente da Líbia para a campanha eleitoral de 2007 surgiram em 2012, quando o site francês Mediapart publicou um documento atribuído a um ex-homem de confiança do coronel Muammar Kadhafi que citava "um acordo" fechado em 2006 com Trípoli para conceder fundos à campanha de Sarkozy em 2007.

Segundo fontes judiciais ligadas ao caso, Guéant foi detido na madrugada desta sexta-feira e deve permanecer na prisão até a manhã de sábado.

Guéant já foi detido em outras duas ocasiões: em uma investigação sobre possíveis fraudes no ministério do Interior e por sua suposta ação a favor do empresário Bernard Tapie em um caso arbitral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação