Mundo

Presidente palestino discute reconciliação entre os palestinos na Suíça

A Suíça apoia "ativamente a solução de dois Estados e, neste contexto, defende a instauração da unidade palestina", afirmou a Confederação em comunicado

postado em 09/03/2015 17:12
O presidente palestino, Mahmud Abbas, iniciou nesta segunda-feira uma visita oficial na Suíça, onde foi recebido pela presidente da Confederação, Simonetta Sommaruga, para falar, entre outros assuntos, do processo de reconciliação entre os palestinos.

Sommaruga lembrou que a "Suíça, que conta com uma tradição de mediação e promoção de direito internacional, defende há anos uma paz negociada, justa e duradoura entre israelenses e palestinos", indicou a confederação em um comunicado.

Leia mais notícias em Mundo

A Suíça apoia "ativamente a solução de dois Estados e, neste contexto, defende a instauração da unidade palestina", acrescentou o documento. Abbas expressou seu reconhecimento à Suíça pela Conferência das Altas Partes Contratantes sobre a proteção de civis em conflitos, celebrada em dezembro.

Os representantes das 128 Altas Partes Contratantes adotaram, então, por consenso, uma declaração de 10 pontos que lembrava a aplicabilidade do direito internacional humanitário nos Territórios Palestinos ocupados, incluindo Jerusalém oriental.

Antes do encontro com Sommaruga, Abbas reuniu-se com Didier Burkhalter, ministro suíço das Relações Exteriores, com o que "falaram do estado do processo de reconciliação interpalestina entre a OLP (Organização para a Libertação da Palestina) e Hamas". A Suíça se ofereceu como mediadora neste processo.

A última visita oficial de Abbas à Suíça foi em novembro de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação