Mundo

Mulheres organizam marcha pela reunificação em zona desmilitarizada coreana

As organizadoras do ato disseram ter recebido a aprovação inicial do comando da ONU para permitir que as mulheres cruzem a partir de Panmunjom, se a Coreia do Sul concordar, mas ainda não receberam uma resposta formal

Agência France-Presse
postado em 11/03/2015 18:17
Nações Unidas - Duas ganhadoras do prêmio Nobel da Paz e a feminista americana Gloria Steinem integram um grupo de 30 mulheres que planejam marchar na zona desmilitarizada (ZDM) entre a Coreia do norte e a Coreia do Sul a favor da reunificação.

Steinem disse, em coletiva de imprensa esta quarta-feira nas Nações Unidas, que a marcha, prevista para 24 de março, será apoiada no sucesso das mulheres para alcançar a paz a fim de fazer avançar a paz na península coreana.



Também participarão da marcha a ativista liberiana Leymah Gbowee, ganhadora do Nobel em 2013 por mobilizar as mulheres do seu país contra a brutal guerra civil, e Mairead Corrigan Maguire, cujos esforços pela paz na Irlanda do Norte lhe renderam o prêmio em 1976.

As organizadoras do ato disseram ter recebido a aprovação inicial do comando da ONU na ZDM para permitir que as mulheres cruzem a partir de Panmunjom, se a Coreia do Sul concordar, mas ainda nao receberam uma resposta formal de Seul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação