Mundo

Ucrânia pede que União Eurpeia mantenha pressão sobre presidente Putin

Rússia é acusada de apoiar com armas e tropas os separatistas pró-russos do leste da Ucrânia. Moscou nega as acusações

Agência France-Presse
postado em 19/03/2015 08:37
Bruxelas, Bélgica - O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, pediu nesta quinta-feira (19/3) à União Europeia (UE) que mantenha a pressão contra a Rússia e não permita que seu presidente, Vladimir Putin, explore as divergências entre os Estados membros da UE em relação às sanções. "Se Putin dividir a unidade dos membros da UE será sua maior vitória e um desastre para o mundo livre", disse Yatseniuk em Bruxelas após uma reunião com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. O objetivo de Putin "é a instabilidade da UE", acrescentou.

Os chefes de Estado e de Governo da UE se reúnem nesta quinta-feira (19/3) e sexta-feira (20/3) em uma cúpula em Bruxelas. Discutirão, entre outros temas, a estratégia que devem adotar frente à Rússia, acusada de apoiar com armas e tropas os separatistas pró-russos do leste da Ucrânia, o que Moscou desmente. Os 28 debaterão se devem prorrogar as sanções econômicas contra Moscou adotadas em julho de 2014.



Segundo fontes diplomáticas, teriam entrado em acordo para prorrogar a validade das sanções até o fim de 2015, já que alguns pontos do acordo de paz de Minsk devem ser implementados de maneira progressiva até o fim do ano. Assim, enquanto este acordo de paz não for aplicado em sua totalidade, a UE manterá as medidas contra a Rússia. No entanto, a UE se pergunta sobre quando deve tomar a decisão de prorrogar as sanções, uma questão que gera divisão.

Alguns países, os "duros", sustentam que isso deve ser decidido nesta cúpula. Os outros preferem adiá-la até o último momento. Deverão tomar uma decisão antes que a vigência legal das sanções expire, no fim de julho. "Podemos falar de prorrogar as sanções ou da maneira de aumentá-las se a Rússia não estiver disposta a implementar o acordo de Minsk", disse Yatseniuk, que rejeitou "qualquer debate sobre uma diminuição das sanções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação