Mundo

Relembre caso do avião derrubado de propósito no solo africano em 2013

Avião caiu na Namíbia em novembro. Causas que levaram o piloto a derrubar a aeronave são desconhecidas

postado em 26/03/2015 10:16
Destroços do avião carbonizado após cair no território da Namíbia

Um avião da LAM, companhia aérea nacional de moçambique, caiu na Namíbia do dia 30 de novembro de 2013 e deixou 33 mortos, entre eles o luso-brasileiro Sérgio Miguel Pereira Soveral. O voo TM 470 tinha partido de Maputo, em Moçambique, com destino a Luanda, capital da Angola, com 27 passageiros e seis tripulantes. O caso remete às investigações sobre a tragédia com o voo da Germanwings, que caiu os alpes franceses nesta terça-feira (24/6) ; segundo um promotor, o copiloto teria derrubado o avião deliberadamente conforme indica o áudio da caixa-preta.



Entre os 33 mortos estava um empresário luso-brasileiro
Investigações realizadas à época do acidente em solo africano, conduzidas por técnicos do Instituto Moçambicano de Aviação Civil, reveleram que o piloto da aeronave, Herminio dos Santos Fernandes, teve a "intenção clara" de derrubar o avião, segundo o responsável pelo órgão, João Abreu.

[SAIBAMAIS]As gravações da caixa-preta revelaram que a queda ocorreu após o comandante acionar o piloto automático e se trancar na cabine, impedindo a entrada do copiloto e ignorando sinais de alerta emitidos pelo sistema da aeronave. A altitude e velocidade do avião também foram alteradas manualmente por ele. De acordo com João Abreu, durante essa sequência de atos do piloto "é possível ouvir alarmes de alta intensidade e a tentativa de alguém entrar na cabine com constantes batidas na porta".

O comandante tinha experiência de mais de 9 mil horas de voo e sua licença havia sido renovada em abril de 2012. As razões que podem ter dado origem ao seu comportamento são até hoje desconhecidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação