Mundo

Andreas Lubitz estava "100% apto para o voo", afirma Lufthansa

O diretor-executivo da companhia alemã afirma não ter noção do que teria levado o copiloto a derrubar a aeronave, que levava 150 pessoas

postado em 26/03/2015 11:24
O copiloto Andreas Lubitz passou por todos os testes psicológicos e técnicos feitos pela Lufthansa e estava ;100% apto para o voo;, afirmou o CEO da companhia, Carsten Spohr, em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (26/3). A declaração ocorre após as revelações do áudio da caixa-preta do avião. Segundo o promotor francês Brice Robin, o copiloto estava aparentemente bem e não parecia ter sofrido algum problema de saúde. Durante os dez minutos finais do voo, ele não abriu a porta e não emitiu nenhuma palavra. Era possível ouvir apenas a respiração dele.

Andreas Lubitz começou a trabalhar na Germanwings em setembro de 2013

[SAIBAMAIS]O diretor-executivo da companhia alemã afirma não ter noção do que teria levado o copiloto a derrubar a aeronave. Lubitz havia sido contratado pela empresa em 2013 e possuía 630 horas de voo em seu currículo, tendo um histórico de viagens regular. Segundo Spohr, a Germanwings, subsidiária de baixo-custo da Lufthansa, seguia padrões rígidos de segurança. ;Apesar de todos os padrões que se aplicam, nunca podemos evitar que um evento como esse possa ocorrer;, considerou. Spohr explicou que a empresa irá arcar com as responsabilidades, do ponto de vista financeiro, e ajudar as famílias das 150 pessoas que estavam no voo 4U9525. Ele, no entanto, não especificou o valor da indenização.



Em publicação no Twitter, a Germanwings afirmou que a empresa está ;abalada pelas declarações perturbadoras das autoridades francesas;. Ressaltaram que os pensamentos e orações de todos permanecem com as famílias e amigos das vítimas. Uma coletiva à imprensa será ainda hoje.

Perfil
Andreas Guenther Lubitz era um alemão de 28 anos que morava com os pais e não possuía motivações terroristas conhecidas. Andreas Lubitz começou a trabalhar na Germanwings em setembro de 2013, logo depois do fim de sua formação no centro de pilotagem do grupo Lutfhansa em Bremen, norte da Alemanha. Ele tinha apenas 630 horas de voo.

Lubitz era oriundo da localidade de Montabaur, no estado regional da Renânia-Palatinado (oeste), e morava com os pais na mesma cidade, mas também tinha um apartamento em Dusseldorf (oeste), base de operações da Germanwings e destino do voo que partiu de Barcelona na terça-feira, segundo declarações de Gabriele Wieland, prefeita da pequena cidade. Andreas Lubitz era membro de um clube particular de aviadores, o LSC Westerwald, e corredor de rua amador.

Entenda
O Airbus A320 partiu de Barcelona, na Espanha, com destino a Düsseldorf, na Alemanha, e levava 150 pessoas ; 144 passageiros e seis tripulantes. Segundo informações da Germanwings, entre as vítimas do voo 4U9525 havia 72 alemães, 35 espanhóis, 2 australianos, 2 argentinos, 2 iranianos, 2 venezuelanos, 2 americanos, 1 marroquino, 1 britânico, 1 holandês, 1 colombiano, 1 mexicano, 1 dinamarquês, 1 belga e 1 israelense. A origem de algumas vítimas ainda é incerta, especialmente devido a casos de dupla nacionalidade. A aeronave descolou às 9h55 locais (5h55 de Brasília). Segundo a empresa, a queda durou oito minutos. Os destroços foram localizados em uma região de 2 mil metros de altitude.

Com informações da France Presse

[FOTO414894]


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação