Mundo

EUA negam pela segunda vez visto a mexicano que precisa de transplante

O jovem de 20 anos nasceu com um problema que afeta o funcionamento do coração e fígado, o que pode provocar a morte caso não seja tratado

Agência France-Presse
postado em 27/03/2015 09:31
México, México - A chancelaria do México avalia o caso de um jovem a quem foi negado em duas ocasiões um visto para entrar nos Estados Unidos, para onde precisa viajar para realizar um transplante de coração e fígado, informou nesta quinta-feira (26/3) uma fonte diplomática à AFP.



A secretaria de Relações Exteriores está ciente do caso de José Chúa López e iniciou aproximações com os Estados Unidos, disse uma fonte diplomática que pediu o anonimato.

O jovem de 20 anos, que vive no estado fronteiriço de Sonora (noroeste), nasceu com um problema que afeta o bom funcionamento de seu coração e fígado, o que pode provocar a morte caso não seja tratado.

Na última terça-feira (24/3) os Estados Unidos negaram a ele pela segunda vez um visto de turista, uma permissão normalmente obtida pelos estrangeiros que buscam atendimento médico no país.

"Graças à negação do meu visto, meu caso chegou a Washington DC, onde falam da injustiça cometida comigo", publicou José Chúa López em sua conta do Facebook, junto a um artigo do jornal The Washington Post que relata seu caso.

Espera-se que o jovem doente inicie um novo trâmite para obter um visto humanitário.

José Chúa López vive com sua mãe em um empobrecido subúrbio de Hermosillo, capital de Sonora, razão pela qual seus familiares e amigos organizaram vendas e rifas para obter os 15.000 dólares necessários para seu tratamento em uma clínica de Minnesota (norte dos Estados Unidos).

Segundo meios de comunicação locais, as autoridades americanas se recusaram a conceder a ele o visto por duvidar que conte com os recursos para pagar os gastos médicos.

Em sua conta do Facebook, o jovem promove uma campanha para arrecadar fundos e divulgar seu caso nas redes sociais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação