Mundo

Vaticano pressiona papa a destituir bispo chileno que acobertou pedófilos

Papa Francisco prometeu "tolerância zero" com esse tipo de infração dentro da Igreja Católica

Agência France-Presse
postado em 27/03/2015 16:23
Cidade do Vaticano - Representantes da comissão vaticana contra abusos sexuais, criada pelo papa Francisco I, pediram que o pontífice destitua o bispo chileno Juan Barros, recém-nomeado para o cargo, por ter se envolvido no acobertamento de abusos sexuais, informaram fontes religiosas nesta sexta-feira (27/3).

A comissão é formada por 17 pessoas de distintas nacionalidades, sendo várias delas laicas, e algumas delas representam as vítimas. Os integrantes da comissão demonstraram preocupação com o fato de Barros ter assumido o posto de bispo de Osorno, no último sábado.

Segundo a agência de notícias católica National Catholic Reporter, sediada nos EUA, a maior parte dos membros da comissão considera a possibilidade de viajar a Roma para conversar com o papa sobre o caso.

A situação é, em resumo, delicada para o papa latino-americano, que prometeu "tolerância zero" contra a presença desses atos preocupantes no seio da Igreja Católica. Em todo o mundo, há décadas, a Igreja é acusada de ter protegido os pedófilos e, sobretudo, se omitido diante das denúncias de abusos.

Leia mais notícias em Mundo

Questionada pela AFP sobre o caso, a assessoria de imprensa do Vaticano se negou a responder.

A nomeação do bispo Barros, em janeiro, e o início de suas atividades no dia 21 têm provocado uma onda nunca vista de manifestações e rejeição, em Chile.

A nomeação de Barros é contestada pelo envolvimento com o sacerdote Fernando Karadima, influente na formação de bispos, a quem o Vaticano declarou culpado por abusos sexuais, em 2011, fazendo-o se aposentar a "uma vida de oração e penitência".

A comissão de especialistas, presidida pelo cardeal Sean O;Malley, tem encontro programado para outubro.

Em decorrência da última reunião do órgão, em fevereiro, foi recomendado que se evite a nomeação de pessoas envolvidas com abusos sexuais para cargos de chefia.

A nomeação de Barros divide a Igreja chilena, que pediu desculpas, publicamente, em abril de 2011, pelos casos de pedofilia envolvendo mais de vinte sacerdotes, sendo que cinco já foram condenados pela justiça local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação