Mundo

ONU apoia Líbia no combate ao EI mas mantém embargo de armas

O Conselho aguarda a formação de um governo de unidade nacional na Líbia para suspender o embargo

Agência France-Presse
postado em 27/03/2015 20:36
O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou nesta sexta-feira uma resolução que apoia a luta contra os jihadistas na Líbia, mas não suspendeu o embargo sobre armas que afeta o país, tal como pedia o governo líbio.

Apoiado pelo Egito, Trípoli quer comprar equipamentos militares para fortalecer suas forças armadas e enfrentar grupos extremistas como o Estado Islâmico, que se instala no país.

A Líbia segue sofrendo um embargo que a impede de adquirir armas, e numerosos membros do Conselho temem que a suspensão da medida permita o acesso de milícias e grupos extremistas ao armamento.

O Conselho aguarda a formação de um governo de unidade nacional na Líbia para suspender o embargo.

O embaixador britânico junto à ONU, Mark Lyall Grant, reafirmou que "a ausência de um governo forte e unido na Líbia fortalece os que querem o país atolado no caos".

A resolução aprovada nesta sexta, por unanimidade, se limita a recomendar à comissão da ONU encarregada do embargo que "analise rapidamente" os pedidos de exceção apresentados pelo governo líbio reconhecido internacionalmente.

O Conselho "expressa seu firme apoio aos esforços do governo líbio para combater o EI" e os grupos ligados a ele, assim como a Al-Qaeda.

No início de março, oito dos 15 membros do Conselho bloquearam um pedido de exceção ao embargo para a compra de helicópteros, aviões de combate, tanques e milhares de fuzis de assalto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação