Mundo

Iêmen: sauditas anunciam destruição de mísseis de milícias huthis

"Acreditamos ter destruído a maioria dessas capacidades, mas continuaremos a ter os mísseis como alvo, onde quer que eles estejam", declarou o general Ahmed Assiri

Agência France-Presse
postado em 28/03/2015 17:01
Em operação no Iêmen desde quinta-feira, a coalizão militar árabe dirigida pela Arábia Saudita anunciou a destruição da maioria dos mísseis das milícias xiitas huthis e de seus aliados - anunciou o porta-voz da aliança neste sábado.

"Acreditamos ter destruído a maioria dessas capacidades, mas continuaremos a ter os mísseis como alvo, onde quer que eles estejam", declarou o general Ahmed Assiri, em entrevista coletiva em Riad.

Segundo ele, antes da entrada dos huthis na capital, Sanaa, em setembro passado, "o Exército iemenita tinha vários mísseis, incluindo balísticos", com alcance de até 500 km.

"Desde que começamos as operações, continuamos a ter como alvo esse tipo de míssil e os locais onde são armazenados", acrescentou general Assiri.

Mais cedo, uma fonte diplomática do Golfo disse que até a intervenção de quinta-feira o Exército do Iêmen tinha 300 mísseis Scud. Pelo menos 21 deles, declarou a fonte, foram destruídos nos ataques aéreos da coalizão esta semana.

Contando com apoio do Irã, os huthis são aliados do ex-presidente iemenita Ali Abdallah Saleh, que manteve vários homens fiéis nas forças militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação