Mundo

ONU alerta para agravamento da catástrofe humanitária na Síria

Mais de 215 mil pessoas morreram desde março de 2011 no país, 76 mil delas apenas em 2014, o ano mais violento

Agência France-Presse
postado em 30/03/2015 10:26
Cidade do Kuwait, Kuwait - A ONU alertou nesta segunda-feira (30/3) para o risco de uma catástrofe humanitária "aterrorizante" na Síria, um dia antes de uma conferência de doadores para a qual as ONGs arrecadaram mais de 480 milhões de dólares.


As Nações Unidas pretendem arrecadar no total 8,4 bilhões de dólares para ajudar a população síria, que viu seu país devastado por quatro anos de guerra. O secretário-geral Ban Ki-moon presidirá a conferência anual na terça-feira, no Kuwait.

"Fracassar na arrecadação de recursos conduziria a uma catástrofe humanitária perigosa e aterrorizante", advertiu Abdullah al-Maatuq, enviado especial da ONU para Assuntos Humanitários, em um discurso para representantes de ONGs.

A diretora das operações humanitárias das Nações Unidas, Valerie Amos, afirmou que a situação na Síria se agravou ainda mais nos últimos meses. Mais de 215.000 pessoas morreram desde março de 2011 no país, 76.000 delas apenas em 2014, o ano mais violento.

Quase metade da população síria está deslocada ou refugiada, uma situação inédita nos últimos 20 anos, segundo a ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação