Mundo

Britânico se diz culpado de acusações de terrorismo e apoio à Al Qaeda

Haroon Aswat foi detido na Zâmbia, em 2005, e extraditado do Reino Unido para os Estados Unidos, em outubro de 2014

Agência France-Presse
postado em 30/03/2015 19:12
Um cidadão britânico, acusado de cumplicidade com o clérigo muçulmano radical Abu Hamza, se declarou culpado nesta segunda-feira (30/3), em Nova York, de duas acusações por terrorismo na justiça federal dos EUA, informou a promotoria.

Haroon Aswat foi detido na Zâmbia, em 2005, e extraditado do Reino Unido para os Estados Unidos, em outubro de 2014. Aswat admitiu ser responsável de conspiração para fornecer apoio material para a Al Qaeda, bem como pelo efetivo apoio material à organização extremista.

Leia mais notícias em Mundo

"Cada uma das acusações rende, no máximo, dez anos de prisão", indicou a Promotoria federal em comunicado.

Segundo disse em depoimento, Aswat tentou criar um campo de treinamento para prática de atentados, no estado do Oregon (EUA), com os também acusados Abu Hamza, Ouassama Kassir e Earnest James Ujaama.

Hamza foi condenado à prisão perpétua, no último dia 9 de janeiro, após o júri declará-lo culpado de 11 acusações de sequestro e terrorismo, classificando seus crimes de "diabólicos e bárbaros".

Cego de um olho e com as duas mãos amputadas, o imã se tornou alvo dos tabloides britânicos por fazer pregações explosivas contra os EUA, na mesquita do Parque Finsbury, ao norte de Londres.

Oussama Kassir também foi condenado à prisão perpétua em setembro de 2009, após um julgamento que durou quatro semanas e por meio do qual o júri concluiu, em 12 de maio daquele ano, o veredito de que ele era culpado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação