Mundo

Funcionário da Cruz Vermelha morre em ataque jihadista no Mali

"Nós conseguimos o que queríamos com o ataque", disse o porta-voz do MUYAO, um dos grupos ligados à Al-Qaeda que operam no norte do país

Agência France-Presse
postado em 30/03/2015 19:40
Um trabalhador da Cruz Vermelha foi morto nesta segunda-feira em um ataque contra um veículo da organização no norte do Mali, reivindicado pelo grupo jihadista Movimento pela Unidade da Jihad na África Ocidental (MUYAO).

Em uma breve conversa por telefone com a AFP, Abu Walid Sahraoui, porta-voz do MUYAO, disse que a organização atacou o motorista do veículo e afirmou que o homem "trabalhava para o inimigo".

Leia mais notícias em Mundo

O funcionário da Cruz Vermelha, identificado como Hamadoun, conduzia um veículo de Gao, no norte, para Niamey, na fronteira com o Níger, "para levar suprimentos médicos" até o hospital local, contou Yasmine Praz Dessimoz, diretora da CICV para o Norte e o Oeste da África.

"Nós conseguimos o que queríamos com o ataque", disse o porta-voz do MUYAO, um dos grupos ligados à Al-Qaeda que operam no norte do Mali.

No deserto do norte do Mali operam vários grupos armados, traficantes d drogas e jihadistas e é uma área muito instável, constantemente afetada pela violência.

"O CICV condena fortemente o ataque e apela a todas as partes envolvidas no conflito que respeitem e protejam os trabalhadores humanitários", disse a organização em um comunicado, no qual acrescentou que um outro trabalhador humanitário também foi ferido.

Neste mês, um ataque na cidade de Kidal, também no norte, matou um membro da missão de paz da ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação