Mundo

Foto de criança síria com as mãos para cima é de um fotógrafo turco

A imagem recebeu mais de 16 mil retuítes e 7 mil curtidas no Twitter

postado em 31/03/2015 11:28
A imagem recebeu mais de 16 mil retuítes e 7 mil curtidas no TwitterA imagem de uma criança síria com as mãos para cima, ao confundir uma câmera fotográfica com o cano de uma arma, é do fotógrafo turco Osman Sagirli. A menina se chama Hudea e na data em que a foto foi tirada, em dezembro de 2014, ela estava com quatro anos.

O fotógrafo trabalha na Tanzânia, mas o clique de Sagirli foi registrado no campo de refugiados de Atmeg, na Síria. "Eu usei uma lente de telefoto e ela pensou que fosse uma arma. Depois que fiz a foto, eu olhei e percebi que a criança estava assustada, porque mordeu os lábios e levantou as mãos. Normalmente, elas correm, escondem os rostos ou sorriem quando veem uma câmera;, descreveu Sagirli, ao jornal BBC.

A primeira publicação da imagem ocorreu em janeiro de 2015, no jornal Türkiye, mas só na última sexta-feira (27/3) viralizou na internet, com uma postagem da fotógrafa Nadia Abu Shaban, no Twitter. A foto recebeu mais de 16 mil retuítes e 7 mil curtidas.

Algumas pessoas afirmaram que o registro era falso ou montagem, pois Nadia não havia colocado os créditos. O mistério sobre a origem da foto foi desvendado apenas após uma pesquisa no site Imgur, de compartilhamento de imagens.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação