Mundo

Cinemas britânicos alertam sobre coincidência de filme com desastre aéreo

Primeiro relato do filme narra a história de um piloto que consegue reunir em um voo as pessoas que detesta e acaba derrubando intencionalmente o avião

Agência France-Presse
postado em 01/04/2015 09:02
Cena do filme argentino Relatos selvagens, de Damián Szifron.

Londres, Reino Unido - Um piloto que derruba de maneira deliberada um avião: a recente tragédia nos Alpes franceses coincide com uma das histórias do filme argentino "Relatos Selvagens", que estreou no Reino Unido com advertências sobre a semelhança. A BFI e a Curzon, redes de cinema da capital inglesa, colocaram um aviso de alerta nas sessões para os espectadores do filme quanto à coincidência do enredo de uma das histórias com o acidente do voo da Germanwings.



O filme, que foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro e fez muito sucesso em vários países, incluindo o Brasil, estreou apenas na semana passada nos cinemas britânicos.

O primeiro relato do filme narra a história de um piloto que consegue reunir em um voo as pessoas que detesta e acaba derrubando intencionalmente o avião.

A situação recorda a do copiloto do avião da companhia aérea Germanwings, Andreas Lubitz, que segundo a promotoria francesa teria provocado a queda deliberada do A320 que viajava entre Barcelona e Düsseldorf em 24 de março. As 150 pessoas a bordo morreram na tragédia.

"Depois do incidente do voo da Germanwings em 24 de março, tenham consciência de que ;Relatos Selvagens; contém uma sequência que alguns podem considerar perturbadora", adverte a rede de cinemas britânica Curzon.

O British Film Institute (BFI) destacou que o filme é "uma obra de ficção e qualquer semelhança com acontecimentos reais é acidental e uma lamentável coincidência".

Todas as críticas, excelentes em geral, destacaram a coincidência.

O filme, produzido pelo espanhol Pedro Almodóvar e dirigido por Damián Szifrón, começa "com um conto breve, de vingança selvagem, ambientado em um avião (horrivelmente inoportuno, de fato, dado o desastre aéreo desta semana na França)", afirma a revista Time Out.

O crítico Mark Kermode, da BBC e The Observer, também elogia o filme, mas faz um alerta.

";Relatos Selvagens; é chocante e incisivo como uma navalha, mas levem em consideração o seguinte: a tragédia dos Alpes joga uma sombra inesperada sobre a parte inicial".

O documentarista James Jones escreveu no Twitter que o filme é "brilhante", mas que a cena do avião o deixou um pouco "enjoado".

Muitos espectadores questionaram se Lubitz poderia ter se inspirado no filme.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação