Mundo

Braço sírio da Al-Qaeda toma todos os postos fronteiriços com a Jordânia

Ofensiva começou na última terça-feira (31/3)

Agência France-Presse
postado em 01/04/2015 19:36
Beirute - Rebeldes sírios do braço local da rede Al-Qaeda tomaram o controle, nesta quarta-feira, (1/4) do último posto de controle na fronteira com a Jordânia, que ainda estava nas mãos do regime de Damasco, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

"Grupos armados, reunidos pela Frente Al-Nosra, que recentemente anunciou sua adesão à Al-Qaeda, tomaram o controle do ponto de fronteira de Nassib, na fronteira com a Jordânia, que ainda estava sob o controle dos soldados de Damasco, disse o diretor da ONG, Rami Abdel Rahmans.

Nassib era o último posto de fronteira com a Jordânia que permanecia nas mãos dos soldados de Damasco, após a tomada do posto de Jamarek, em outubro de 2013.

Leia mais notícias em Mundo

A ofensiva começou na terça-feira (31/3) e naquele dia, o OSDH advertiu que se o grupo tomava o controle deste ponto, o governo sírio perderia toda presença na fronteira com a Jordânia.

Durante o dia, as autoridades jordanianas tinham anunciado que fechariam "temporariamente" este posto, devido a combates do lado sírio.

Pelo posto fronteiriço de Nassib, chamado Jaber no lado jordaniano, passam todas as mercadorias produzidas no setor governamental com destino à Jordânia e aos países do Golfo.

A região da fronteira com a Jordânia, situada na província de Deraa - berço da revolta contra Bashar al Assad em março de 2011 - foi cenário de várias batalhas nos últimos dois anos, nas quais os insurgentes conseguiram controlar grande parte do território da fronteira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação