Mundo

Grupo terrorista Estado Islâmico liberta mais de 200 yazidis no Iraque

Os yazidis, que não são muçulmanos nem árabes, são considerados infiéis pelos jihadistas

Agência France-Presse
postado em 08/04/2015 11:40
Kirkuk, Iraque - O grupo Estado Islâmico (EI) libertou mais de 200 yazidis que permaneciam como reféns há vários meses, informou nesta quarta-feira (8/4) um comandante dos peshmerga, as forças armadas da região curda do Iraque.



"Recebemos 227 yazidis, incluindo mulheres e crianças, na província de Kirkuk, norte do Iraque", afirmou à AFP o general Westa Rasul.

"Negociamos durante dias com os xeques tribais em Hawijah e conseguimos libertar os yazidis sequestrados", disse Rasul, em referência a uma cidade de Kirkuk controlada pelo EI.

Os yazidis foram libertados na segunda-feira (6/4) na província de Nínive, noroeste de Kirkuk, mas demoraram dois dias a chegar ao território controlado pelos curdos, segundo o comandante.

Esta é a segunda libertação deste tipo depois que quase 200 idosos foram liberados em janeiro.

Em junho de 2014, o EI executou uma ofensiva e assumiu o controle de amplas áreas nas regiões norte e oeste do país, e mais tarde várias zonas onde vivem minorias.

Os yazidis, que não são muçulmanos nem árabes, são considerados infiéis pelos jihadistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação