Mundo

Obama afirma que Hillary Clinton daria uma "excelente" presidente

"Ela foi uma candidata formidável em 2008. Seu apoio à minha candidatura foi muito importante na eleição geral. Foi uma excelente secretária de Estado. É minha amiga", disse Obama

Agência France-Presse
postado em 11/04/2015 20:32
Hillary Clinton daria uma excelente presidente dos Estados Unidos, disse neste sábado a jornalistas o chefe da Casa Branca, Barack Obama, horas antes do lançamento previsto da candidatura da ex-secretária de Estado americana pelo Partido Democrata às presidenciais de 2016.

[SAIBAMAIS]"Ela foi uma candidata formidável em 2008. Seu apoio à minha candidatura foi muito importante na eleição geral. Foi uma excelente secretária de Estado. É minha amiga. Acho que seria uma excelente presidente", disse Obama no apagar das luzes da Cúpula das Américas, no Panamá.

A ex-primeira-dama, de 67 anos, planeja lançar sua candidatura neste domingo através de redes sociais, antes de viajar a Iowa, estado estratégico das primárias, que começam no início de 2016. As eleições presidenciais serão disputadas em novembro do ano que vem.

Leia mais notícias em Mundo

Os assessores de Hillary, franca favorita nas pesquisas para as primárias, se esforçam em apresentar uma imagem mais humilde da candidata, favorecendo, por exemplo, reuniões públicas, consideradas mais diretas.

Outros dois potenciais candidatos - a senadora Elizabeth Warren e o vice-presidente Joe Biden - ainda não manifestaram sua intenção em se candidatar. Entre os republicanos, os senadores Rand Paul e Ted Cruz já anunciaram suas pré-candidaturas, e outros devem segui-los, entre eles Jeb Bush, ex-governador da Flórida, irmão e filho de dois ex-presidentes, respectivamente George W. Bush e George H.W. Bush.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação