Mundo

Paraquedistas dos EUA chegam à Ucrânia para treinar Guarda Nacional

O treinamento durará seis meses, e está previsto que os instrutores americanos sejam substituídos a cada dois meses. Segundo Moscou, decisão pode desestabilizar o país

Agência France-Presse
postado em 17/04/2015 10:10
Kiev, Ucrânia - Trezentos paraquedistas americanos chegaram à Ucrânia para treinar soldados da Guarda Nacional ucraniana no oeste do país, anunciou nesta sexta-feira o exército americano, uma decisão que, segundo Moscou, pode desestabilizar o país. Os militares, que pertencem à 173; brigada aerotransportada, chegaram a Yavoriv, na região de Lviv, perto da fronteira polonesa, e treinarão 900 soldados da Guarda Nacional ucraniana, disse o exército em um comunicado publicado em seu site.

A decisão americana provocou uma rápida reação de Moscou, que acusa Washington de encorajar os protestos do Maidan, o movimento de contestação pró-europeu que invadiu o centro de Kiev e derrubou o regime de Viktor Yanukovytch em fevereiro de 2014. "A presença de especialistas de um terceiro país não facilita uma solução para o conflito nem a criação de um bom ambiente, e, pelo contrário, desestabiliza seriamente a situação", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela agência russa Ria Novosti.

[SAIBAMAIS]A destituição de Yanukovytch desencadeou a anexação da península da Crimeia pela Rússia menos de um mês depois, e um conflito armado no leste separatista da Ucrânia que deixou 6.000 mortos em 11 meses. O Ocidente afirma que a Rússia armou os separatistas pró-russos que se apoderaram de quase todo o leste do país e enviaram inclusive tropas à zona, acusações que Moscou sempre negou. Os combates entre os separatistas e o exército ucraniano seguem provocando estragos, apesar do cessar-fogo assinado pelas partes em Minsk.



Técnicas de combate
A Guarda Nacional ucraniana, subordinada ao ministério do Interior, é composta, em parte, por voluntários que participaram das milícias de autodefesa do Maidan, o movimento de contestação pró-europeu que invadiu o centro de Kiev em fevereiro de 2014 e que foi reprimido pelo executivo anterior.

O treinamento durará seis meses, e está previsto que os instrutores americanos sejam substituídos a cada dois meses, segundo o comunicado. Os soldados americanos ensinarão técnicas de combate aos ucranianos e também a "manter e reforçar o profissionalismo e a habilidade das equipes militares", declarou o comandante José Méndez, citado no comunicado.

A Ucrânia havia solicitado esta missão de treinamento aos Estados Unidos. Isso "os ajudará a defender suas fronteiras e sua soberania", disse o capitão americano Ashish Patel, em um artigo publicado pelo exército americano em 11 de abril. Um comboio terrestre do exército americano viajou de sua base no norte da Itália até Yavoriv, com veículos e material necessário para a missão.

O exército declarou que o material só será utilizado para o treinamento e não será entregue às forças ucranianas. O ministério da Defesa ucraniano indicou em um comunicado que a formação de sua Guarda Nacional começará com uma cerimônia em 20 de abril. O Reino Unido também enviou 75 soldados à Ucrânia para treinar as tropas de Kiev, e o Canadá anunciou na terça-feira que enviará 200 militares com o mesmo objetivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação