Mundo

Prisão de traficante transforma cidade mexicana em campo de batalha

Em resposta à prisão do líder do narcotráfico José Tiburcio Hernández "El Gafe" e de quatro de seus homens, dezenas de traficantes ocuparam bairros de Reynosa, vizinha da cidade texana de McAllen

Agência France-Presse
postado em 18/04/2015 17:11

Nuevo Laredo, México - A cidade mexicana de Reynosa, na fronteira com o Texas, foi sacudida na sexta-feira por um violento tiroteio que deixou três mortos, durante uma operação que levou à prisão de um dos líderes do cartel das drogas do Golfo, confirmaram neste sábado as autoridades.

Em resposta à prisão do líder do narcotráfico José Tiburcio Hernández "El Gafe" e de quatro de seus homens, dezenas de traficantes ocuparam bairros de Reynosa, vizinha da cidade texana de McAllen, que se transformou em um verdadeiro campo de batalha, com veículos incendiados bloqueando as ruas.

Durante a operação para deter "El Gafe", "integrantes da sua quadrilha reagiram atacando elementos das forças federais e da Força Tamaulipas, realizando vários bloqueios na cidade", explicou o Grupo de Coordenação Tamaulipas, integrado pelas forças de segurança que atuam neste Estado.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo o comissário nacional de segurança, Monte Alejandro Rubido, além dos três suspeitos mortos os confrontos deixaram dois policiais feridos.

Os tiroteios ocorreram em pleno dia e duraram mais de três horas, provocando pânico entre a população de Reynosa, admitiu Rubido."Aproximadamente 60 pessoas, em 15 caminhonetes", participaram de mais de 11 ações nas ruas, queimando automóveis e ônibus que os traficantes tomaram de civis, disse Rubido.

Os traficantes, munidos de fuzis de assalto AR-15 e AK-47, também atacaram instalações da Procuradoria Federal no centro de Reynosa.

Em meio aos ataques, os cinco traficantes presos "foram extraídos da zona em dois helicópteros e, levados ao Aeroporto Internacional de Reynosa", de onde seguiram em um avião da Polícia Federal para a Cidade do México."El Gafe" é o chefe de uma das três facções do Cartel do Golfo que lutam pelo controle da organização.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação